Foto: Arquivo Pessoal/
Foi cremado, no fim da tarde de domingo, em Santa Rosa, o corpo do advogado Waldemar Kümmel, que faleceu na noite de sábado, em Santa Maria. De acordo com a esposa, Maria Raulina da Costa, aos 81 anos, já fragilizado com alguns problemas de saúde, ele foi vítima de um ataque cardíaco.
Jovem morre em acidente de trânsito na BR-287, em Santa Maria
Nascido em Palmeira das Missões, Waldemar deixou, ainda jovem, a cidade natal para viver em Santa Maria. Aos 12 anos, entrou para o Seminário São José e, após, estudou no Colégio Manoel Ribas. Cumpriu serviço militar obrigatório e, em 1960, ingressou no curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Começou a carreira de jurista trabalhando como advogado do Banco do Brasil. Mais tarde, junto com seus filhos Eduardo e Carlos, fundou a empresa de advocacia Kümmel & Kümmel Advogados Associados.
Conforme a esposa, Waldemar ainda trabalhava, eventualmente, na empresa que ajudou a fundar e a construir. O presidente da subseção Santa Maria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que abrange os municípios de Santa Maria e São Pedro do Sul, Péricles Lamartine da Costa, lamentou a morte de Kümmel.
- A advocacia santa-mariense se irmana em luto com a família, pela passagem do Dr. Kummel. As décadas de exercício da profissão, que inclusive inspiraram os filhos a seguir os passos do pai, por si, materializam a dimensão do legado que fica - destacou Péricles ao falar com a reportagem do Diário.
VIDA POLÍTICA
O advogado aventurou-se também na política, sendo vereador em Santa Maria de 1969 a 1975, segundo familiares. Nesse período, chegou a presidir a Casa. Kümmel ainda candidatou-se ao cargo de vice-prefeito, em 1976. Em função disso, o velório aconteceu na Câmara de Vereadores do município.
- Recebemos a ligação do filho dele para me pedir autorização de velar o corpo na Casa. Segundo ele, seu Kümmel iria ficar muito feliz no lugar onde foi vereador. Automaticamente, liguei para a diretoria administrativa, e autorizamos a realização do velório na Câmara - afirma o presidente do Legislativo, Alexandre Vargas (PRB).